Rio Grande do Norte recebe Programa Políticas Públicas 4.0

 

Presidentes, diretores e executivos cedelistas de todo Rio Grande do Norte se reuniram em Natal, na manhã dessa terça-feira, 29, para participar do programa Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0). Fruto da parceria entre o Sistema CNDL e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o programa visa preparar os lideres lojistas, por meio das relações institucionais e governamentais, para defender os interesses do setor junto aos poderes legislativos e executivos, a fim de ajudar a construir projetos que desenvolvam o varejo local e nacional.

As atividades foram conduzidas pelo empresário, professor e especialista em Relações Institucionais e Governamentais (RIG), Eduardo Fayet, que refletiu sobre o cenário empresarial e as demandas do setor no Brasil e no RN; as complexidades e as mudanças das relações comerciais e institucionais; além da ética e da postura que devem permear as ações dos líderes. Em seguida, o advogado Murilo Mori trouxe o panorama político e parlamentar do Estado, as RIG no âmbito do poder legislativo e as práticas que podem ser adotadas pelos diretores para acompanhar e propor mudanças legais para o seu município.

A troca de conhecimentos e esclarecimentos de como os lojistas e presidentes de CDL’s podem trabalhar junto aos poderes públicos para fortalecer o comércio foi destacada pelo presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL RN), Afrânio Miranda. “Esse momento é de grande importância para o comércio aqui do Rio Grande do Norte. Precisamos que todos nossos lideres entendam que uma CDL é uma entidade que defende o interesse da classe lojista, mas que representa a força da economia, do setor que gera emprego e renda, logo ele precisa se articular com o poder público. Não podemos ficar alheios ao que acontece nas casas legislativas e executivas. Temos de ajudara construir um novo tempo”, defendeu o presidente.

Para o presidente da CDL Natal, Augusto Vaz, a iniciativa do PP4.0 é bastante relevante para o movimento lojista potiguar. “O Programa nos permite formar presidentes e diretores de CDL’s em líderes que possam saber dialogar e crescer junto com o poder público. Além de explicar como podemos interagir mais com as nossas câmaras e a partir dai criar e propor legislações interessantes pro comércio”, afirmou.

Além do encontro PP 4.0, a FCDL RN promoveu um seminário para debater sobre temas relevantes para as CDL’s locais, como as mudanças advindas com a Lei de Liberdade Econômica, onde a presidenta da CDL Jovem Natal, Maria Luisa e sua convidada, a advogada trabalhista, Nadjaluce Barros, falaram sobre a importância da aprovação da lei e tudo que muda, a partir de agora, juridicamente, para o empresário. Já a coordenadora do CESPC, Karla Samara, passou o panorama comercial das CDL’s no estado, as metas e os destaques alcançados ao longo do ano.

Eduaro Fayet (Foto: Moraes Neto) Afrânio Miranda e Augusto Vaz (Foto: Moraes Neto) Líderes cedelistas do RN

 


Data da publicação: 30 de outubro de 2019

Notícias

Empossada 1ª diretora da CDL São Paulo do Potengi

    O movimento Lojista brasileiros está crescendo no…

Feira de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação movime

   O município de João Câmara localizado na região …

5 poadcast sobre empreendedorismo

Com certeza você já ouviu falar dos poadcasts né?! Esse f…

Rio Grande do Norte recebe Programa Políticas Públicas 4.0

Presidentes, diretores e executivos cedelistas de todo Rio G…

RN ganha quase 6mil novas empresas, na categoria MEI, nos ú

O apontamento foi feito pelo Sebrae, na última edição do …